O QUE É NOVEMBRO AZUL?

Você já ouviu falar em Novembro Azul?

Seguido do Outubro Rosa, movimento com o objetivo de alertar para o autocuidado feminino principalmente voltado ao câncer de mama, vem o Novembro Azul.

Essa campanha surgiu na Austrália no início dos anos 2000 em um movimento chamado Movember. O dia 17 de novembro é o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e é por este motivo que o mês de novembro é reservado para alertar o cuidado com a saúde masculina. O principal objetivo do movimento é chamar a atenção ao diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de próstata.

Aqui no Brasil o nome Novembro Azul é mais recente, desde 2014, e foi dado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida juntamente com uma campanha a fim de conscientizar os homens sobre a import
ância da realização do exame e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os dados não deixam dúvida sobre o quanto essa conscientização é importante já que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, e diariamente 42 homens morrem em decorrência desta doença. A única forma de prevenção é a realização do exame e diagnóstico precoce a partir de 45 anos.

Além do câncer de próstata o movimento Movember (ou Novembro Azul), tem chamado atenção para outros temas relacionados a saúde masculina, entre eles depressão e suicídio. E neste assunto os dados são alarmantes, principalmente após o COVID-19. Segundo a OMS, o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo sendo a causa de 1 em cada 100 mortes (dados de 2019). A pandemia aumentou essa taxa, e de acordo com o relatório da OMS, os homens são mais acometidos, em quase 3x mais do que mulheres.

A CIA. DA BARBA como marca que cuida de homens, entende ser também responsável por campanhas como esta. Assim, neste ano, de 2021, decidimos cuidar dos nossos homens idosos. Sabemos o quanto é difícil envelhecer com saúde tanto física quanto mental, e assim reservaremos 15% do valor das vendas de produtos em novembro para adquirir produtos de higiene básica como sabonete, creme dental, escova dental, lâmina de barbear, entre outros; e entregaremos ao Lar dos Idosos Recanto do Tarumã de Curitiba no início do mês de Dezembro.

Com um pequeno gesto podemos deixar a saúde do próximo melhor! Cuide de você, converse com seus amigos, cuide de seus familiares, ajude da forma que puder. Certamente você fará diferença na vida de alguém.

Clique para acessar a loja e ajudar!



Fontes:
OPAS – Organizacao Pan Americana da Saude
Movember - https://ex.movember.com/?home
EPAD – European Prostate Cancer Awareness Day
Ministerio da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/17-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata-novembro-azul/)
Lado a Lado pela vida - https://ladoaladopelavida.org.br/


Comentários

Postagens mais visitadas