Quer melhorar a aparência da sua barba? Comece pela limpeza!


A cada pesquisa que faço no Google, em busca de um ritual de cuidado para a barba, percebo inúmeras sugestões, que no final dizem sempre a mesma coisa. Nada realmente me acrescenta ao meu ritual diário de cuidado.

Limpeza, hidratação e proteção.
Essas três etapas são básicas e óbvias.
Mas você sabe se a pele do rosto e por consequência os pelos do rosto (barba) estão preparados para esse ritual tão complexo?

A resposta é não!
A pele do rosto é a mais sensível de todo o corpo.
Características como espessura, produção sebácea (oleosidade) e exposição direta a inúmeros agressores (sol, poluição, etc) fazem da pele do rosto um local muito sensível para qualquer ação química, provocada pelo uso incorreto de agentes cosméticos.

Sabendo disso, dois pontos importantes:

- A PELE DO ROSTO NÃO É IGUAL A PELE DO COURO CABELUDO
- A PELE DO ROSTO NÃO É IGUAL A PELE DO RESTO DO CORPO

Simples, não? 
Então por que você continua utilizando o mesmo sabonete que limpa o resto do corpo, ou o shampoo que lava seus cabelos, na sua cara? Na sua barba?!

Na indústria cosmética, utilizamos o termo “efeito rebote” para exemplificar o que acontece com sua pele quando você passa shampoo de cabelo ou sabonete no rosto.
Por natureza, o rosto produz mais oleosidade que o resto do corpo. Nos homens esse efeito é ainda mais intenso, pois hormônios, como a testosterona, aumentam a produção sebácea.
Lembra da quantidade de cravos e espinhas na sua adolescência, auge da produção de testosterona no seu corpo?
Bem, você limpa para tirar a oleosidade, mas usa produtos que “limpam tão bem” que levam junto com a sujeira do seu rosto e da sua barba, a hidratação e oleosidade natural do pelo e da pele do rosto.

Bem, toda essa introdução foi para dizer que, para o crescimento de uma barba saudável e fortalecida há a necessidade de uma limpeza suave, que respeita as características do pelo e da pele do rosto.
Parece que todo produto para a barba tem essa premissa. “Limpeza Suave”, “Limpeza Refrescante”, “Cuidado para sua barba”, "Blá blá blá" estão presentes em todas as embalagens e comunicações destes cosméticos. Provavelmente seu barbeiro também tenha feito alguma recomendação, não é mesmo?

E o que é uma limpeza suave? 
Nada mais é que utilizar shampoos de barba com tensoativos menos agressivos!
Tensoativos? Isso mesmo tensoativos! Digita lá no Google: TENSOATIVO.

“Tensoativos também chamados de surfactantes, são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos”
Fonte: Wikipedia (será que dá pra confiar? Rs...)

Não entendeu?
Vou te ajudar... Tensoativo são os “detergentes”! São estruturas químicas que ajudam na limpeza das coisas... limpam a roupa, limpam a louça, limpam o chão, limpam o cabelo, o corpo e limpam também a sua barba!

Dito isso meu nobre barbudo, fuja de tensoativos muito agressivos, como os surfactantes derivados de sulfato!

Abaixo alguns tensoativos derivados de sulfato mais comuns. Minha recomendação: fuja deles!
- Lauril sulfato de sódio (Sodium Lauryl sulfate), é um dos tensoativos mais comuns, é barato, possui um bom poder de limpeza e também um alto poder espumógeno.
- Lauril éter sulfato de sódio (Sodium laureth sulfate) é uma molécula um pouco maior que o lauril sulfato de sódio e também é derivada dele, é um agente de limpeza muito eficiente.
- Lauril sulfato de Amônio
- Lauril éter sulfato de amônio

Já existem uma série de produtos no mercado sem esse tipo de "detergente" em sua formulação.
Obviamente que a grande maioria, são produtos importados, que já tem como principal direcional de desenvolvimento, o cuidado com a saúde do indivíduo!

Pense nisso... o cuidado com a sua saúde, começa com conhecimento!

E você, já leu a embalagem do seu shampoo para barba hoje?

Comentários

Postagens mais visitadas